Chapisco, emboço internos e externo terminados, telhado terminado – dificuldades administrativas

O chapisco, emboço, requadros internos e externo, assim como o telhado estão  terminados. As portas metálicas das lojas estão montadas. Toda a rede hidráulica e os conduites e quadros elétricos e logica estão no lugar. A obra esta avançada mais de 80 %.

Deparamos com varias dificuldades administrativas:

A DPA para a ligação da agua foi apresentada à Cedae 11/9/2019, e esta respondeu em 23/1/2020 com exigência de uma contrapartida inacessível para o empreendimento. Apresentamos 11/3/2020 pleiteio para a atribuição da DPA com uma contrapartida razoável, e até agora não temos resposta.

Por protocolo de 19/3/2019 solicitamos a ligação do esgoto na Prefeitura. O DAM foi emitido somente em 5/6 e pago 25/6. O corte da avenida por serra clipper levou 10 meses para ser efetuado seja 16/1/2020. O restante, seja escavação da vala atravessando a avenida e ligação, foi concluído somente em 4/6/2020, levando a sobrecustos recorrentes e condições insalubres na obra porque além disto, o caminhão limpa fossa não passava com regularidade.

O registro da incorporação no cartório foi protocolado 23/12/2019. Apesar de não ter exigência, ainda não foi atribuído. Vale lembrar que somente com este registro efetuado podemos abrir as vendas na planta.

Estes 3 últimos processos administrativos bloqueando a obra, criando enormes sobrecustos, condições insalubres, necessidade de um refinanciamento, e receio até que não fossem nunca concluídos, tomamos a decisão em 1/5/2020 de desativar a obra até que eles fossem todos concluídos, e notificamos nesta mesma data a rescisão de 6 contratos de trabalho restantes, depois de já ter rescindido 2 anteriormente. Evidentemente, informamos com regularidade os 3 órgãos competentes. Sem nenhuma novidade durante o mês de Maio, a obra foi efetivamente desativada em 30/5/2020.

Estamos atualmente estudando 2 opções: ou a continuidade da produção em modo muito reduzido, com somente 1 profissional, ou a desativação  total, em ambos casos até resolução dos pontos de bloqueio administrativo. Os dois últimos pontos de bloqueio restantes sendo resolvidos, nos permitirá organizar o refinanciamento do empreendimento, com novos fundos próprios e/ou com vendas na planta, e retomar a obra em modo pleno. No  modo reduzido, a obra poderia se alastrar por mais 1 ano. Em modo pleno, nos restaria aproximadamente 2 meses para terminar.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.