O terreno
O terreno do empreendimento está situado na antiga fazenda Mato de Pipa, que no século passado se estendia do canal até a lagoa da Ribeira, e cuja sede era a casa histórica de Mato de Pipa. A parte no Sul da Avenida foi urbanizada ainda no século passado e forma o bairro de Piteiras. Em 1991, o restante da Fazenda, que forma hoje o bairro Mato de Pipa, foi desmembrado entre diferentes áreas. A área 1 por sua vez foi urbanizada e forma hoje o conjunto residencial de Vivendas do Canal. A área 2 forma a Fazenda Vila Evelina, que teve em 1991 e em outros momentos vários lotes desapropriados pela Prefeitura, notadamente um para construir o hospital da cidade, e que tem hoje um pequeno loteamento em andamento de comercialização, na parte mais próxima da avenida. A área 3, vizinha ao hospital, e incluindo o brejo Carro Quebrado, é a que interessa nosso projeto.
Em 1997, a Prefeitura desmembrou uma largura de 15 m das áreas da frente para ampliar a Avenida e construir a ciclovia.
Apesar de todas as áreas da antiga fazenda, exceto pequenas partes que foram desmembradas para urbanização, ainda estarem com atividade rural, o plano diretor da cidade do ano de 2006 definiu toda esta zona, como urbana.
Depois de 8 anos de difíceis tramitações administrativas para corrigir no cartório de Macaé erros de escritura e averbar a superfície remanescente com aceitação de todos os vizinhos, os proprietários da área 3 ainda passaram mais um ano e meio para desmembrar 2 lotes, desmembramento que foi aprovado pela Prefeitura, e que foi averbado no cartório de Quissamã, em 25 de Setembro 2018.
Vila Letícia Incorporação adquiriu o lote 1, onde será realizado o condomínio, objeto deste site. A escritura desta aquisição foi lavrada em 1° de Outubro 2018, e no mesmo ato foi criado o registro do lote 1. Graças a este longo trabalho de regularização, este programa será um dos raríssimos em Quissa oferecendo escritura, e portanto, potencial para financiamento da Caixa Econômica ou de outros bancos, e mobilização do Fundo de Garantia.
A sociedade
Fundada por um Quissamaense de coração em 2015, Vila Letícia Incorporação tem vocação de realizar empreendimentos imobiliários, o primeiro sendo o condomínio Vila Letícia.