Uma das casas históricas mais charmosas de Quissamã.
1 Descrição
Com um total de 300 m2, clara e arejada, ela é constituída de uma parte social e uma parte intima no corpo principal, notável por seu pé direito de 5 m e seu assoalho em madeira maciça de origem, suas altas janelas com venezianas e vidraças, uma parte de serviço em corpo anexo, uma garagem e uma dependência.
Na parte social: varanda, sala de visitas, quarto de hospedes, hall de entrada/escritório (fotos).
Na parte intima: sala de jantar, com acesso independente por pequeno alpendre, cinco quartos, um deles sendo suíte, e dois banheiros, incluindo o da suíte.
Na parte de serviço: copa, cozinha, quarto e banheiro de empregados.
Mais duas dependências: casinha de serviço ou de hospede, e ampla garagem podendo abrigar dois carros, mais bastante material.
Lindo jardim com uma variedade de cercas vivas, flores, arbustos, caramboleira, e quintal com outras fruteiras.
Note-se que o setor entre as duas casas históricas está destinado a permanecer área verde, e/ou praça, e/ou zona de doação à Prefeitura, o que oferece a garantia de um ambiente sem igual na cidade.
2 terrenos em volta
A casa está à venda com várias opções de terrenos em volta: um terreno mínimo de 2 772 m2, 33 m X 84 m, na opção Chácara, ou a propriedade completa, 44 921 m2, na opção Fazenda, ou qualquer opção intermediaria. Nas fotos aparecem esquema da opção chácara e planta da propriedade completa, denominada Mato de Pipa, Area 2.
O terreno mínimo inclui uma frente sobre a rua de 33 m, um lado esquerdo de 84 m (para quem olha da rua) beirando a garagem, a linha de fundos de 33 m beirando a casinha de serviço, e um lado direito de 84 m, a 10 m da casa, incluindo a charmosa e antiga caramboleira. O lindo jardim se encontra em perfeito estado de conservação.
Vale apontar que, como estão projetados dois parcelamentos da propriedade, um entre a casa e a Avenida, e outro na parte de trás, estas opções de terrenos maiores só valem enquanto estes terrenos não são ainda definidos e vendidos, e no limite dos terrenos ainda não vendidos.
Deve ser mencionado também que as dimensões do terreno mínimo ilustrado pelo esquema ainda são aproximativas, serão precisadas pelo levantamento topográfico projetado para a propriedade completa.
3 Situação
imediatamente vizinha (a 75 m) da casa de Mato de Pipa, a casa mais antiga da região, construída em 1 777 – 1 782 por antepassados do casal que construiu a casa Vila Evelina. Em linha reta, um pouco mais pelas ruas: a 50 m do Hospital, a 460 m da Igreja, a 600 m da Prefeitura.
Como a casa mãe Mato de Pipa, ela foi sabiamente elevada na parte culminante do setor, dentro de linhas de nível 7 m, quando o canal se encontra a 2 m, e a Avenida Amílcar a 4,50 m. Veja foto com a situação da casa e curvas de nível, na ficha citada do projeto Memoria. Além disto, a casa toda é elevada sobre um porão.
4 Preço
Casa com terreno mínimo 1 900 000 R$
Propriedade completa ou opções intermediarias entrar em contato com o vendedor pela pagina contato deste site
Para maior comodidade, o link direto dela: https://www.vilaleticia.com/vl1/contato/
5 Fotos e plantas
Podem ser vistas aqui:
https://drive.google.com/drive/folders/1_T5DpC9MqrAnfkKrbo216AscU3wBItmT?usp=sharing
As fotos de exterior mostram vistas da casa, vista de Mato de Pipa, da rua, da Avenida, e de diversos pontos da propriedade, e inversamente, de Mato de Pipa e das palmeiras da Avenida, vistas da casa. A placa aposta pela prefeitura na rua, assim como a ficha Promemoria, mencionam incorretamente que a casa é tombada pelo inepac. A placa está por ser corrigida pela prefeitura, mas já foi corrigida graficamente na foto em anexo.
As fotos internas mostram os diferentes cômodos da parte social da casa.
Uma planta mostra a propriedade completa, e outra, um esquema do possível terreno mínimo. Note-se que o parcelamento deste terreno mínimo (desdobro) resta por ser feito depois de negociação com o comprador, dependendo do tamanho da propriedade que ele deseja.
6 histórico
A casa foi construída em 1916 por um casal de Quissamã, que nela se instalou após seu casamento em 1917. Ela pertence à história de Quissamã, e foi levantada pelo projeto Memoria de Quissamã, efetuado em 1987. A ficha deste inventario relativa à Vila Evelina se encontra nas fotos, inclusive a planta da casa e a planta de situação com curvas de nível.
Além de pertencer à história da cidade e da região, a casa também entrou na história do cinema brasileiro. Algumas cenas do filme O Coronel e o Lobisomem foram gravadas nesta casa, o que foi ocasião, aliás, de uma boa reforma da casa, oferta pelos produtores.
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Coronel_e_o_Lobisomem_(2005)
https://www.youtube.com/watch?v=kmbhFAV6h5Q
7 contato
Para entrar em contato, usar a página contato deste site
Para maior comodidade, o link direto dela: https://www.vilaleticia.com/vl1/contato/